iti, do Itaú, deixa de ser beta e é liberado para o público em geral

Aplicativo iti agora está disponível para não-clientes do Banco Itaú.

O Banco Itaú anunciou nesta terça-feira (29), que o aplicativo iti deixou de ser beta e que agora não clientes da instituição também poderão abrir uma conta pelo aplicativo. Antes, a abertura de conta no iti era restrita aos correntistas do Banco Itaú ou titulares de cartões de crédito Itaucard ou Credicard.

Com o anúncio, o aplicativo disponível para IOS e Android ganhou uma atualização e perdeu o status de beta na loja de aplicativos.

iti Itaú - pagando estabelecimentos

iti é meio de pagamento, iti é conta digital, iti é alternativa à conta bancária tradicional. (imagem: divulgação Banco Itaú).

Em Julho de 2019 o Banco Itaú já havia liberado o aplicativo de pagamentos para mais pessoas, mas só agora em Outubro de 2019 é que o APP deixou de ser beta e foi liberado para o público em geral.

O iti é um aplicativo multifuncional do Banco Itaú, ele é um mix de conta digital com aplicativo de pagamento. A abertura da conta é feita pelo aplicativo em minutos, com a conta aberta o usuário pode realizar pagamentos via cartões de crédito ou então tem a opção de adicionar dinheiro à conta.

Existem inúmeras formas de adicionar dinheiro ao aplicativo, são elas: via boleto bancário, cuja compensação é em, apenas, 1 dia útil; transferências de outros usuários; ou então por transferência bancária via DOC ou TED, visto que todo correntista do iti recebe um número de agência e conta-corrente no Banco Itaú para receber transferências de outras instituições financeiras.

Além de anunciar o fim da fase beta, o Banco Itaú também comunicou que o aplicativo será aceito como forma de pagamento em mais de 500 mil estabelecimentos em todo o Brasil, inicialmente, 3 mil estabelecimentos comerciais vão aceitar pagamentos por QR Code impresso no caixa, além disso, 400 mil maquininhas da Rede já receberam uma atualização para permitir pagamentos por QR Code, basta que o consumidor abra o aplicativo iti e use a câmera do celular para ler o código do estabelecimento e confirmar o pagamento.

Para o consumidor o aplicativo é 100% gratuito para pagamentos; já para os estabelecimentos, empresas e pessoas físicas que optarem por receber pagamentos com finalidade comercial pelo APP, a tarifa será única, 1% do valor da venda.

Para os estabelecimentos as vantagens de receber pagamentos com o iti em vez da maquininha são inúmeras! Além da taxa reduzida, o estabelecimento ainda terá a vantagem de receber o dinheiro da venda instantaneamente.

Benefícios do iti:

  • Conta sem mensalidade e nem anuidade;
  • Transferências ilimitadas (e gratuitas) para qualquer banco;
  • Depósitos por boleto com compensação em 1 dia útil;
  • Use a carteira virtual para pagar com qualquer cartão de crédito (inclusive de outros bancos);
  • Adicione dinheiro à conta para pagar por QR Code sem precisar de cartão;
  • Pagamento de contas, boletos e tributos sem burocracia pelo APP;
  • Saques via QR Code nos caixas eletrônicos do Banco24Horas e da rede Saque e Pague (grátis até Dezembro; depois, R$1 por retirada);
  • Receba um número de agência e conta-corrente no Banco Itaú para receber transferências via DOC ou TED no seu CPF ou CNPJ (inclusive de terceiros);
  • Em breve novidades – o aplicativo deve contar com limites de crédito, investimentos, cashback, seguros, consórcios e outros produtos financeiros do Banco Itaú; a ideia é que o iti se transforme em um superaplicativo do banco privado;
  • Receba pagamentos com cartão sem precisar de maquininha (de outros usuários iti) – as vendas são creditadas na hora na sua conta e você só paga 1% do valor da transação;
  • Tem máquina da Rede? Receba pagamentos por QR Code diretamente na maquininha;
  • Conta pode ser aberta por negativados e sem a necessidade de comprovar renda;
  • Não precisa fazer depósito mínimo;
  • Proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) – A conta iti é um produto do Banco Itaú e, portanto, conta com a proteção do FGC, além disso, há a solidez da instituição que é o maior banco privado do país;

Em breve a conta iti poderá ser utilizada até mesmo para receber o salário, o recurso de portabilidade de salário já está no radar do banco privado, principalmente depois que os bancos digitais e fintechs começaram a “roubar” os clientes dos bancos tradicionais. O PagBank, SafraWallet, Nubank, Banco Inter e tantas outras instituições financeiras já permitem a portabilidade digital do salário via APP.

SEM TARIFA DE MANUTENÇÃO E COM TRANSFERÊNCIAS ILIMITADAS

Ter uma conta no iti do Itaú não custa nada! O correntista não paga tarifa de manutenção e ainda pode fazer transferências ilimitadas para qualquer banco.

aplicativo iti do Itaú lançado em fase beta

Conta aposta na popularização dos pagamentos via QR Code e nas carteiras virtuais. O APP é livre de tarifas (exceto saque) e os empreendedores só pagam 1% para receber vendas na hora pela conta digital. (imagem: reprodução Google Play Store / Aplicativo Iti em fase beta)

Mesmo quando o iti passar a cobrar por saques efetuados, mesmo assim ainda será uma opção mais acessível do que nos bancos, visto que 1 Real por saque é um valor justo, pois todas as retiradas são feitas na rede terceirizada.

Com a carteira de pagamentos já foca na digitalização, a ideia é que o cliente dependa cada vez menos de dinheiro em espécie para efetuar pagamentos.

A conta digital iti pode até mesmo substituir a necessidade de um banco, além de transferências, saques, pagamentos por QR Code e depósitos por boleto; o usuário do aplicativo ainda pode realizar o pagamento de contas, boletos e tributos, tal como em uma conta bancária.

Para empresas o aplicativo do Banco Itaú ainda pode substituir a necessidade de conta jurídica, visto que a empresa recebe um número de agência e conta-corrente no Banco Itaú, podendo receber transferências via DOC ou TED; inclusive de contas de diferentes titularidades.

Em breve a aplicação deve ganhar novos recursos, tais como: crédito, investimentos, câmbio, recarga de celular e a oferta de seguros, o que deve deixar a conta ainda mais parecida com uma conta bancária, mas com a vantagem de ser livre da maioria das tarifas.

Para o Itaú Unibanco o aplicativo é uma oportunidade para aumentar a captação de clientes e enfrentar a concorrência dos bancos digitais e fintechs. A instituição também espera aumentar a participação no setor de adquirência, visto que o aplicativo poderá ser utilizado pelos estabelecimentos para receber vendas sem a necessidade de maquinhas de cartões.

Por ora, o Banco Itaú vai tentar consolidar a aceitação do iti em estabelecimentos físicos, mas, em breve, o APP deverá começar a ser aceito no e-commerce (sites e aplicativos).

Há algumas limitações iniciais no aplicativo, cada cliente pode fazer, no máximo, R$ 1 mil em pagamentos por mês. A tendência é que essa limitação seja retirada em breve a medida que o serviço ganhe popularidade.

Não é atoa que com o iti o Banco Itaú declarou guerra aos bancos digitais e fintechs. O aplicativo é grátis, permite transferências ilimitadas, funciona como alternativa à conta bancária e ainda permite que os empreendedores recebam vendas com cartões com taxas reduzidas (apenas 1%).

Os pagamentos instantâneos por QR Code estão se popularizando no Brasil, além da iniciativa do Banco Itaú, a Cielo anunciou o Cielo Pay; o PagSeguro possui o PagBank; o Banco Safra lançou o SafraWallet; até mesmo as varejistas B2W e Via Varejo lançaram iniciativas para entrar no setor financeiro: Ame Digital e banQi, respectivamente.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente