Banco XP terá opção de cartão de crédito físico e virtual para competir com o Nubank.
A XP Investimentos está se preparando para concorrer com bancos digitais e fintechs, além de lançar um banco digital completo, a XP terá cartão de crédito físico e virtual 100% gerenciado por aplicativo.
O lançamento do cartão de crédito XP marcará o estabelecimento da XP Investimentos como banco múltiplo, já que esse é um dos produtos que mais atrai correntistas para os bancos digitais.
A versão física do cartão do banco XP será múltipla, ou seja, terá tanto a função débito quanto crédito no mesmo plástico. O cartão possibilitará compras em estabelecimentos físicos e saques em caixas eletrônicos da rede Banco24Horas.
Já no APP será disponibilizada uma versão digital do cartão de crédito, que poderá ser acessada mesmo antes do recebimento do cartão físico, o cartão virtual XP viabilizará compras em sites e aplicativos com mais segurança, pois o correntista não precisará informar os dados do cartão físico em compras pela internet; o que é uma tendência do setor!
O novo plástico deve ainda permitir pagamentos por aproximação via tecnologia Contactless. Na parte da frente do cartão haverá apenas o nome do correntista e o logo do banco e da bandeira; as informações sensíveis como código de segurança, número do cartão e a data de validade aparecerão no verso do plástico.
A bandeira não foi divulgada ainda, tampouco se o cartão terá ou não a tarifa de anuidade. A expectativa é de que seja ofertado uma versão internacional gratuita nos moldes do Nubank e outra com programa de fidelidade (cashback) mediante o pagamento de tarifa, que pode ser isentada de acordo com a média de gastos do usuário ou por investimentos na instituição.
BANCO DIGITAL XP QUER SER COMPLETO
O banco múltiplo da XP Investimentos promete ser bastante completo! A instituição ofertará os principais produtos e serviços que estão disponíveis em bancos tradicionais, dentre eles: pagamentos, depósitos por boleto, transferências, investimentos, recarga de celular, empréstimos e cartão de crédito.
Em um segundo momento também estão sendo cogitados na plataforma do banco digital a oferta de seguros e cheque especial, o que deverá tornar o Banco XP tão completo quanto as contas digitais dos bancos tradicionais.
Ainda sem data para o lançamento, o banco múltiplo da XP Investimentos recebeu aval do Banco Central em Outubro de 2019 e, recentemente, ganhou código de compensação de três dígitos e ISPB para viabilizar o envio e o recebimento de transferências interbancárias no Sistema Financeiro Nacional (SFN).
Para a XP Investimentos o lançamento de um banco digital é crucial para continuar crescendo, principalmente depois da IPO nos Estados Unidos. A vasta maioria das corretoras concorrentes já possuem ou anunciaram o lançamento de seus próprios bancos digitais, é o caso da Sofisa Direto, da Modalmais, Banco BS2 (antigo Banco Bonsucesso), dentre outras. O último grande player do setor de investimentos a entrar no setor dos bancos digitais foi o BTG Pactual, a instituição já revelou que a sua conta digital deve chegar em Março de 2020.