Como escolher a melhor instituição para cadastrar as chaves do Pix

Usuário deve avaliar 4 pontos antes de cadastrar uma chave no Pix.

Só se fala nele: Pix, Pix, Pix! Depois que o sistema instantâneo do Banco Central foi lançado, o material publicitário da maioria dos bancos e instituições financeiras inclui essas três letrinhas, há algumas instituições financeiras que estão sorteando até R$ 1 milhão para os clientes que cadastrarem as chaves de endereçamento. Elaboramos um guia para que possa decidir qual a melhor instituição para cadastrar as chaves do Pix.

Pix, pagamentos instantâneos do Banco Central

Pix permitirá que consumidores realizem pagamentos e transferências 24/7 em até 10 segundos. (imagem: divulgação BC)

A seguir, confira o que observar antes de usar o seu CPF, CNPJ, e-mail ou número do celular como chave de endereçamento do sistema instantâneo.

INFRAESTRUTURA DIGITAL

Como o Pix é digital, esse deve ser um dos primeiros atributos que devem ser observados antes de escolher a empresa que vai deter a sua chave. Nós recomendamos que analise os seguintes pontos:

  • Qualidade do aplicativo móvel – No Pix a tendência é que o consumidor concentre seus pagamentos por aplicativo, pois eles são mais convenientes na hora de pagar e, além disso, permitem que o consumidor utilize a câmera do celular para ler o QR Code dos estabelecimentos na hora de pagar;
  • Internet banking – Há consumidores e empresas que precisam ter acesso ao internet banking. Verifique se o seu banco oferece transferências pelo Pix pelo computador ou a função de transferência só é habilitada pelo celular. Recentemente, o Banco Inter retirou transferências e pagamentos de seu internet banking para estimular o uso de seu aplicativo móvel.

A qualidade do aplicativo e do internet banking é algo muito pessoal e que pode variar de acordo com o seu dispositivo, há pessoas que amam a infraestrutura do Banco do Brasil, outros que detestam.

LIMITES OPERACIONAIS

Eis aqui um dos pontos mais importantes na hora de analisar uma instituição para cadastrar chave do Pix, principalmente se a chave for o CPF ou CNPJ. Verifique junto a instituição financeira qual é o limite operacional para transferências e pagamentos instantâneos.

O Banco Central não impôs nenhum limite transacional no Pix, mas, por segurança, as instituições financeiras podem limitar o quanto os clientes podem enviar por dia, semana e no mês.

Há algumas empresas que chegam ao ponto extremo de limitar em míseros R$200,00 as transferências realizadas no período noturno.

Eu, particularmente, gosto do Nubank pois ele não possui essa limitação operacional. Caso o cliente tenha o saldo na conta ele poderá transferir qualquer valor.

É importante observar que mesmo algumas instituições permitindo o envio de qualquer valor, caso a sua transferência receba uma “flag” no radar de transferência da instituição ou do Banco Central, pode acontecer da sua transferência ser retida por até uma hora para que a instituição possa realizar um procedimento de segurança para confirmar que aquela operação é legítima.

Outro ponto importante é que algumas instituições possuem limite no Pix, mas o correntista consegue facilmente solicitar o aumento após apresentar um comprovante de renda que justifique um limite operacional maior.

TIPOS DE CHAVES DISPONÍVEIS

Nem todo banco, conta ou aplicativo possui todas as chaves do Pix! Embora a chave CPF, e-mail e celular esteja presente na maioria das instituições, há algumas empresas que optaram por não implementar a chave aleatória, chave por QR Code e o Pix de Cobrança.

Tela de envio do Pix do Banco Central

Para não mostrar o número completo do CPF do pagador, BC oculturá os três primeiros e os três últimos digitos do CPF. (imagem: divulgação Banco Central / tela de envio do Pix)

Por mais que não pretenda utilizar a chave aleatória, é fundamental que a conta no qual concentra seus produtos financeiros tenha compatibilidade para enviar pagamentos por QR Code e chave aleatória do Pix, do contrário pode acabar impedido de fazer um ou outro pagamento no futuro.

BENEFÍCIOS PELO CADASTRO DA CHAVE

Por último, mas não menos importante, temos os benefícios que a instituição te dará por cadastrar e usar as chaves no Pix. Há bancos que estão fazendo sorteios mensais, dando cashback (dinheiro de volta), pontos/milhas no programa de fidelidade, reduzindo a taxa de juros e até dando prêmios.

Pix com cashback turbinado no Banco Inter

No Banco Inter, cashback é turbinado na conta e no cartão de crédito para quem cadastra e usa o Pix no banco mineiro. (imagem: divulgação Banco Inter)

Então, nossa dica é para avaliar também qual é o benefício (principalmente financeiro) que terá ao aderir as chaves do Pix na instituição X.

Lembramos também que o consumidor Pessoa Física pode ter até 5 (cinco) chaves do Pix em cada conta/instituição, desde que não repita a mesma chave em mais de uma instituição. Se, por exemplo, tiver vários e-mails e números de celular, nada impede que utilize todos eles como chave de endereçamento.

Já as pessoas jurídicas (empresas) possuem um limite maior de chave em cada instituição. De acordo com o BC, cada empresa pode ter até 20 (vinte) chaves cadastradas por conta jurídica.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente