Caixa vai lançar conta digital para baixa renda e superaplicativo

Caixa terá aplicativo com conta simplificada para pessoas de baixa renda para atrair desbancarizados.

A Caixa Econômica Federal (CEF) está trabalhando no lançamento de um superaplicativo voltado para pessoas de baixa renda. A informação foi confirmada pelo vice-presidente de Distribuição, Atendimento e Negócios da CEF, Valter Nunes.

Caixa quer lançar aplicativo com foco em pessoas de baixa renda para captar desbancarizados.

De acordo com Nunes, o aplicativo será uma versão mais leve do aplicativo da Caixa, ele reunirá uma conta digital simplicada e que será integrado a programas sociais e trabalhistas como: PIS, PASEP, FGTS, Bolsa Família, dentre outros.

A conta do aplicativo também será oferecida em Casas Lotéricas, sendo que o beneficiário de programas sociais terá a opção de receber eventuais créditos direto na conta digital, tal como já ocorre com alguns benefícios para quem possui conta bancária na CEF.

Por ser uma versão mais leve, a expectativa é que o aplicativo também demande menos dados durante a utilização, fator que beneficiaria consumidores de baixa renda que possuem quantidade de dados limitada de acesso à internet e cujo dispositivo, normalmente, possuí baixa capacidade de armazenamento.

A Caixa Econômica Federal é a única entre os grandes bancos que ainda não disponibiliza a abertura de conta pela internet.

O Banco do Brasil (BB), por exemplo, já disponibiliza a abertura da conta BB Conta Fácil pela internet desde 2016; o banco estatal esse ano também deu um passo a frente e passou a permitir inclusive a abertura de conta jurídica para MEI pelo aplicativo.

CONTA NA CAIXA FACILITA PAGAMENTO DE BENEFÍCIOS

Quem tem conta na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil já consegue realizar a maioria dos serviços sociais sem precisar ir ao banco, isso porque muitos dos serviços sociais estão disponíveis no internet banking e em Casas Lotéricas com cartão do correntista.

A estimativa é que o novo aplicativo voltado para baixa renda seja lançado dentro de 45 a 60 dias.

Em 2017 a CEF lançou o aplicativo Caixa Abertura de Conta, mas, infelizmente, deixou de disponibilizar o aplicativo sem maiores esclarecimentos. Na época, houve uma pressão do Sindicato dos Bancários, mesmo período em que a iConta (Itaú) e a DigiConta do Bradesco foram suspensas.

Essa pode ser uma esperança para Caixa Econômica Federal para aumentar o lucro e evitar uma possível privatização durante o governo de Bolsonaro. O banco estatal é hoje o principal responsável pelos programas sociais da União, mas muitos defendem a privatização do banco para enxugar a máquina pública.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente