Problema com o Compliance – O pesadelo de todo correntista

Já explicamos aqui no Conta-Corrente o que é e como funciona o Setor de Compliance dos bancos, neste artigo falaremos dos riscos para o correntista ao ter uma conta-corrente ou poupança bloqueada por esse departamento de segurança. Em uma busca por compliance no site ReclameAqui você verá um grande número de reclamações de clientes que tiveram a conta (e o dinheiro) bloqueado por esse setor.

Bloqueio de Conta Bancária

A justiça pode solicitar o bloqueio de uma conta bancária por diversos motivos. (divulgação)

O setor de compliance dos bancos foi criado para garantir que as instituições financeiras e SEUS CLIENTES estão cumprindo todas as regras e leis.

O setor de compliance age, principalmente, para evitar as seguintes atividades ilícitas:

  • Movimentação de conta em nome de “laranja”;
  • Sonegação de impostos e/ou atividade ilícita (tráfico de drogas, contrabando, etc);
  • Lavagem de dinheiro;
  • Transações fraudulentas na conta de um correntista idôneo;

É inegável a importância do setor de compliance para os bancos, pois além de proteger a instituição financeira o setor também protege o correntista honesto.

CONTA BLOQUEADA – BOAS-VINDAS DO COMPLIANCE

Geralmente o primeiro contato que o correntista tem com o setor de compliance é quando ele tem a conta bancária bloqueada, geralmente logo após receber um depósito, transferência ou fazer alguma outra operação encarada pelo setor como de risco.

Após bloquear a conta o setor de compliance realiza uma investigação interna nas operações do correntista, em alguns casos pode ser exigido vários documentos para comprovar a legalidade da operação, só depois disso o correntista consegue o desbloqueio. Os documentos mais comuns são:

  • Última declaração de imposto de renda (se aplicável);
  • Nota fiscal – caso tenha alegado que a operação é fruto de uma transação comercial;
  • Contrato de compra e venda ou escritura – caso o correntista alegue que a transação bloqueada é fruto da compra e/ou venda de um bem
  • (imóveis, automóveis, etc);

O problema começa quando o correntista não possui a documentação exigida pelo setor de compliance, há casos em que a conta bancária pode ficar dias ou até meses bloqueada pela ausência de documentação que comprove a atividade lícida. Já vi muitos clientes tendo que correr fazer a declaração de imposto de renda pois não sabiam que estavam obrigados a declarar no ano anterior por conta da renda auferida; o banco vai querer a declaração de imposto de renda caso a movimentação do cliente esteja fora do teto de isenção do IRPF.

Ao ter a conta bloqueada pelo compliance do banco a dica é não se desesperar, pois esse tipo de bloqueio é mais comum do que se imagina! Caso comprove que a transação é lícita a instituição realizada o desbloqueio da conta (e dos valores) no menor tempo possível de modo a diminuir os transtornos causados pela análise de segurança.

Encerramento por desinteresse comercial – Caso a instituição queira desbloquear a conta e os valores, mas não tenha obtido a documentação exigida, pode acontecer da conta ser encerrada unilateralmente por desinteresse comercial, principalmente se o cliente estiver envolvido em atividades ou operações financeiras consideradas de risco. Caso a instituição financeira veja indício de crime deve comunicar ainda o COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).

Matérias relacionadas no Conta-Corrente