Retrocesso: todos os bancos tradicionais acabaram com as contas digitais

Para aumentar lucro bancos tradicionais suspendem a oferta de contas digitais sem tarifa e com transações ilimitadas via canais eletrônicos. A boa notícia é que cresce a oferta de contas gratuitas em bancos digitais.

Em 2007 o Banco Itaú foi o pioneiro ao lançar uma conta-corrente digital completamente isenta de tarifas para movimentações via internet. O Bradesco e o Banco do Brasil disponibilizaram a modalidade gratuita pouco tempo depois. Embora a tendência é que cada vez mais os serviços bancários fossem ilimitados e livre de tarifa por conta do maior uso da tecnologia para realizar transações bancárias e, consequentemente, redução das agências, neste ano os únicos bancos tradicionais – aqueles que possuem agências físicas – que oferecem a modalidade decidiram extinguiram a modalidade de conta ilimitada e sem tarifa de manutenção.

A Conta Digital é uma conta-corrente ilimitada e sem tarifas para quem movimenta pela internet, celular, tablet ou caixa eletrônico.

Com essa péssima notícia o único banco que continuará a oferecer a modalidade será o Intermedium – um banco digital que cresceu justamente por não cobrar tarifa.

O cliente que quiser abrir uma conta em um banco tradicional e não quiser pagar tarifa de manutenção poderá aderir ao chamado SERVIÇOS ESSENCIAIS que é gratuito, mas não é ilimitado e oferece apenas algumas transações gratuitas por mês. Portanto, Serviços Essenciais é uma modalidade de conta que oferece benefícios inferiores ao da Conta Digital.

INTERMEDIUM PROMETE NÃO COBRAR TARIFA E AMPLIA CONTA DIGITAL

Se os bancos tradicionais vão contra o consumidor e decidem cobrar tarifa, o Banco Intermedium decidiu ampliar a oferta de conta-corrente gratuita e ilimitada para movimentação via canais eletrônicos. Além de oferecer a modalidade para Pessoa Física (CPF), a instituição anunciou que “em breve” deve lançar uma conta gratuita para empresas (Pessoa Jurídica).

Conta Digital PRO Intermedium

Finalmente a conta digital para Pessoa Jurídica é oficializada pelo Banco Intermedium, lançamento deve acontecer nas próximas semanas (imagem: divulgação)

Não há o que temer, o Banco Intermediumao contrário dos bancos tradicionaisnão suspenderá a Conta Digital.

AGIPAG – Além do Intermedium há também o AGIPAG do Banco Agiplan que, além de conta-corrente digital é também um gateway de pagamentos sem tarifa. A instituição não está cobrando nenhuma tarifa por tempo indeterminado (inclui até TED). A desvantagem é que ela ainda não possui cartão de débito, mas permite saques ilimitados em casas lotéricas.